A nova vacina da gripe 2022, proteja-se contra a cepa H3N2.

Tempo de leitura: 2 minutos

Vacina gripe 2022
Vacina da gripe 2022

A gripe é uma doença comum nos meses de inverno, quando as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados. Porém, o Brasil viu um surto de casos incomum no fim de 2021 e começo de 2022, em pleno verão, com a circulação do vírus H3N2 Darwin, uma variante do vírus Influenza tipo A.

Atualmente, são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar alguns casos mais leves.

Isso porque o Influenza é um vírus altamente mutável, e novas variantes costumam circular com frequência, gerando a necessidade de vacinação anual.

H3N2 x Coronavírus

A coexistência da pandemia de Covid-19 e de um novo surto de influenza pode dificultar a identificação de casos, por apresentarem sintomas semelhantes, como tosse, febre e dores de cabeça.

Porém, existem sinais que podem indicar a diferença entre as duas doenças. Por exemplo, a febre alta é mais frequente em casos de gripe, assim como coriza, dores musculares, tosse seca e dores de cabeça. Agora, se os sintomas se prolongam por muito tempo, tende a ser Covid-19, cujos outros sintomas incluem o cansaço e a tosse mais persistente.

Por serem duas infecções respiratórias, a forma de prevenção é a mesma: distanciamento social, uso de máscara, evitar aglomerações e ambientes fechados.

Nova vacina

A vacina da gripe 2022 terá duas principais alterações em relação às cepas deste ano, uma delas é referente a cepa que está circulando pelo Brasil atualmente, a H3N2 Darwin!

Confira as cepas presentes na vacina de 2022 (com * foram as cepas que mudaram):

  • A/Victoria/2570/2019 (HIN1) pdm09
  • *A/Darwin/9/2021 (H3N2)
  • *B/Áustria/1359417/2021 (Victoria)
  • B/Phuket/3073/2013 (Yamagata)

A vacinação contra a gripe terá início entre março e abril, pois o período de maior circulação do vírus na população que é entre maio e setembro (outono-inverno). É importante que o paciente se vacine o quanto antes, pois o imunizante começa a agir e gerar proteção efetiva entre 4 a 6 semanas após a aplicação.

Faça a pré-reserva da sua vacina

A Imunocamp já encomendou a nova vacina contra o Inlfuenza e você pode deixar a sua dose reservada e agendada conosco! Reserve sua vacina da gripe na Imunocamp nas nossas clínicas (Unidade Pq. Dom Pedro Shopping ou Shopping Pq. das Bandeiras), pelos nossos telefones (19) 3756.7912 (Dom Pedro) ou (19) 3291.8946 (Pq. das Bandeiras) ou pelo nosso WhatsApp Pq. das Bandeiras (19) 98446.7665.

Fontes: UNASUS, Biblioteca Virtual em Saúde e Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.