BCG: saiba tudo sobre a primeira vacina do bebê!

Tempo de leitura: 2 minutos

Vacina BCG recém nascido!
Proteção ao recém-nascido com a BCG!

BA vacina do Bacilo Calmette–Guérin (BCG) é uma das primeiras vacinas da vida, pois deve ser tomada nas primeiras 12h após o nascimento. Ela foi desenvolvida pelos médicos franceses Calmett e Albert Guérin, no Instituto Pasteur, em Paris, para ser usada no combate à tuberculose a partir de 1921.

No Brasil, desde 1976 o Ministério da Saúde tornou obrigatória a administração da BCG em crianças até os 4 anos e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), pois é importante na prevenção de meningite tuberculosa e tuberculose miliar.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Mycobacterium bovis, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode causar danos aos ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Sua transmissão é, assim como a de outras doenças respiratórias, feita pelo ar. Aglomerações em locais fechados, compartilhamento de itens pessoais, espirros e tosses são fatores importantes de transmissão.


A tuberculose é famosa pelas tosses acompanhadas de sangramento, e também pode causar falta de ar, febre, fraqueza e falta de apetite, e o tratamento é longo, e geralmente dura seis meses.

A vacina

A BCG é popularmente conhecida como “a vacina da marquinha”, por deixar uma cicatriz característica no braço, próxima ao ombro. Esta é uma reação comum e não apresenta perigo – muito pelo contrário. Ela é uma resposta imunológica que indica que a vacina estimulou a imunidade do paciente.

A vacinação não requer qualquer cuidado prévio. Após a administração da vacina, na maioria das vezes, haverá uma reação no local da aplicação com posterior formação de cicatriz. É importante não colocar nenhum produto, medicamento ou curativo, pois trata-se de uma resposta esperada e normal à vacina.A BCG protege contra as formas mais graves e disseminadas da tuberculose e apresenta eficácia de mais de 80%. 

A vacina é contraindicada para pacientes imunodeprimidos, recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam causar imunodepressão do feto durante a gestação e para bebês prematuros com menos de 2kg.


A recomendação é tomar a vacina nas primeiras 12h, mas caso não tenha sido possível por qualquer motivo, a dose única da BCG pode ser tomada até antes dos 5 anos de idade.Além das crianças, a vacina é indicada para pessoas de qualquer idade que convivam com portadores de hanseníase e estrangeiros, ainda não vacinados, que estejam de mudança para o Brasil.

A vacina BCG é altamente recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e pode ser encontrada na Imunocamp. Procure-nos e proteja seu bebê!

Fontes: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), Ministério da Saúde, Revista Saúde Abril, Família SBIm e Portal Minha Vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *