Vamos falar sobre Gripe!

Tempo de leitura: 4 minutos

Vacinar salva vidas, entenda a importância da vacinação contra a gripe/influenza!

A Imunocamp deu início à pré-venda da nova vacina da gripe! Como é sabido, todo ano a vacina da gripe é diferente e precisa ser tomada novamente, pois o vírus é altamente mutável e novas cepas estão circulando.

A gripe é uma doença sazonal que está entre as viroses mais frequentes do mundo e chega a matar cerca de 650 mil pessoas por ano, no mundo todo! É uma infecção causada pelo vírus Influenza, que pode ser de três tipos: Influenza A, B ou C.

Influenza A

Os vírus A tem sua composição 2 proteínas  que determinam sua denominação. São elas : Hemaglutinina ( H) e a Neuraminidase ( N ), e por isso que a identificação das cepas infectantes se dá pelo número dessas proteínas ( A  H1N1 , A H3N2, A H5 N7 , por exemplo ). Eles sofrem pequenas mutações frequentes  e por isso na maioria das vezes o vírus que estava presente na vacina de um determinado ano é diferente  do vírus da vacina atual. Eles podem muitas vezes  infectar não só humanos mas também aves e mamíferos e quando sofrem grandes mutações, pode haver o aparecimento de uma cepa mais agressiva causando grandes pandemias  como por exemplo em 2009 a pandemia pelo vírus A H1N1.

Influenza B

Já os vírus tipo B se hospedam apenas em humanos e são classificados como de linhagem Victoria e linhagem Yamagata. Ele também é altamente transmissível, mas está mais relacionado a epidemias (transmissão em vários estados e alguns países) do que pandemias (transmissão pelo mundo inteiro). Eles co-circulam, sendo que em determinado ano uma linhagem predomina e em outros anos, temos mais infecções pela outra linhagem. Como  não temos como prever qual linhagem será que circulará , o ideal é termos as duas linhagens na vacina anti gripe.

Influenza C

O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Por isso, as vacinas contra o influenza não possuem imunizantes contra esse tipo de gripe.

O período de transmissão da gripe começa 24 horas antes dos sintomas e dura de cinco a dez dias após o seu surgimento. Em crianças e pessoas com imunidade comprometida esse período dura até mais de dez dias.

Complicações

Para quem tem a saúde em dia, uma gripe pode significar só alguns dias de febre e dor no corpo, mas para crianças, idosos, gestantes e pessoas com baixa imunidade, pode gerar diversas complicações com sequelas ou pode mesmo ser letal.

Entre as complicações da gripe, destacamos:

  • Pneumonia bacteriana: é a complicação mais frequente e também a principal causa de morte em decorrência da gripe, pois ela facilita a infecção pelo pneumococo e outras bactérias;
  • Pneumonia viral: causada pelo próprio vírus Influenza;
  • Acometimento dos músculos (miosite) ou do sistema nervoso (encefalite ou polirradiculoneurite);
  • Síndrome de Reye: causa confusão mental, inchaço no cérebro e danos ao fígado, aparece principalmente quando o tratamento é feito com aspirina;

Vacina

Atualmente, existem dois tipos de vacinas antigripe.

  • A TRIVALENTE previne contra dois tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de Influenza B; Pode ser encontrada na rede pública de saúde para grupos prioritários (crianças até 6 anos, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas);
  • A QUADRIVALENTE previne contra o A-H1N1 e A-H3N2 e também contra as duas linhagens da Influenza B (Victoria e Yamagata); Encontrada em clínicas particulares sem restrições de idade.

A vacina pode ser tomada a partir dos primeiros 6 meses de vida, no seguinte esquema de doses:

  • Entre 6 meses e 9 anos: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês e após isso a  revacinação deverá ser  anual.
  • Para crianças maiores de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos: dose única anual.

Campanha contra a gripe 2021

A vacinação contra a gripe ocorre todos os anos, e em 2021 começa em março/abril, pois o período de maior circulação do vírus na população é entre maio e setembro (outono-inverno). É importante que o paciente se vacine o quanto antes, pois o imunizante começa a agir e gerar proteção efetiva entre 4 a 6 semanas após a aplicação.

A Imunocamp está com condições especiais na pré-reserva da vacina anti-gripe para 2021. Por questões jurídicas, não somos autorizados a divulgar valores online, mas podemos passar todos os detalhes necessários através do contato direto, seja pelos telefones: Unidade Pq. Dom Pedro Shopping (19) 3385.0105 (19) 3756.7912, pelo nosso WhatsApp (19) 99891-3456 ou Unidade Shopping Pq. Das Bandeiras (19) 3291.8946 ou WhatsApp (19) 98446.7665;

Fonte: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Imunizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.