Junho vermelho: a importância da doação de sangue

Tempo de leitura: 2 minutos

Doação de sangue
Junho Vermelho, mês de conscientização para doação de sangue!

Desde 2015, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar a doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo e uma atitude que salva vidas. Junho é o período de maior escassez nos estoques de sangue no país, o que leva a campanha a ser realizada este mês.


Porém, com a pandemia, a queda nos bancos de sangue não tem ocorrido apenas em junho, mas desde que o distanciamento social se iniciou. A consequência são os estoques de sangue em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país.


Por que doar sangue?

Diariamente, em diversos centros de hemoterapia e hospitais, há pessoas precisando de transfusão de sangue e é fundamental que ele esteja disponível no estoque, já testado e liberado para uso.
Pacientes que precisam de transfusões são pessoas com câncer e leucemia, que necessitam de serviços de transplante, ou mulheres que sofrem de hemorragia pós-parto, por exemplo. Cirurgias de alta complexidade, como as cardíacas, ou os transplantes e doenças degenerativas, como o câncer, também envolvem pacientes que necessitam de sangue e não podem esperar por uma chamada específica à doação.
Além disso, os serviços de emergência exigem disponibilidade contínua de sangue para responder a casos de trauma decorrentes de acidentes de trânsito e outras lesões. Por isso, não é preciso conhecer alguém que precise de sangue antes de doar! 

Situação urgente

São 106 hemocentros no Brasil, e todos tiveram queda na doação voluntária de sangue durante a pandemia. O Sistema de Saúde Público foi obrigado a tomar algumas medidas para controlar o desabastecimento, como a suspensão temporária de cirurgias eletivas durante a quarentena.
Porém, o período de isolamento social já passou e a rotina nos centros de saúde está voltando ao normal, tornando a necessidade de reabastecer esses postos mais urgente! 

Doar sangue é seguro e necessário! Doe sangue e doe vida!

Fontes: Agência Brasil EBC, UOL Viva Bem e Secretaria de Saúde de Minas Gerais;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.