Baixa cobertura vacinal gera preocupação de novas epidemias

Tempo de leitura: 3 minutos

Baixa cobertura vacinal pode causar novas epidemias!
Baixa cobertura vacinal, entenda a importância da vacinação!

A cobertura vacinal no Brasil já estava em queda nos últimos 5 anos, ficando em torno de 80% a 90% (abaixo da meta de 95%). Com a pandemia, os números caíram para 60%, 65%. O que isso significa? Risco de novas epidemias!


Poliomielite, sarampo e rubéola são algumas doenças que já tiveram aumento de casos e em algumas regiões do país já eram considerados “surtos epidêmicos” pelos governos locais antes mesmo da chegada do novo coronavírus.


Essas doenças já foram consideradas controladas no Brasil após campanhas de imunização, mas a falta de informação, as fakenews e o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus fizeram a cobertura vacinal baixar tanto que algumas dessas enfermidades já estão voltando a assombrar o Brasil.


A vacina é considerada uma das invenções do homem que mais contribuiu para proteção e para evitar mortes na história! Não podemos deixar que todas essas conquistas sejam apagadas pela desinformação, pois as consequências podem ser graves!


Como funcionam as vacinas

As vacinas estimulam a produção de anticorpos, que são agentes de defesa que atuam contra os vírus e bactérias que provocam doenças infecciosas. Ao receber uma vacina, o vírus ou a bactéria inativada ou atenuada causadora de doenças é “apresentado” ao corpo e os anticorpos desenvolvidos a partir dela ficam registrados na memória imunológica para serem acionados caso os micróbios responsáveis pelas doenças apareçam.


Da mesma forma, as doses de reforço de uma vacina trabalham para “relembrar” o organismo de alguns micróbios infecciosos que o corpo possa ter “esquecido” ao longo do tempo, ou seja, a quantidade de anticorpos produzidos diminuiu e é necessário uma nova dose da vacina para estimular a produção de mais imunoglobulinas.


Enquanto algumas vacinas requerem doses de reforço apenas alguns meses após a aplicação das doses primárias, outras podem ser recomendadas apenas anos depois, ou a cada porção de anos. É importante frisar que só é possível garantir a prevenção contra as doenças com todas as doses e reforços indicados.


Calendário

A vacina contra a covid-19 está em bastante evidência na mídia e na boca do povo neste momento, mas é importante não esquecer das vacinas que já estão disponíveis! Para garantir que o corpo tenha todos os anticorpos necessários ao longo da vida para combater as mais variadas doenças infecciosas, existe o que chamamos de “Calendário de Vacinação” para cada faixa etária, e é importante mantê-lo sempre atualizado.


A Imunocamp desenvolveu um e-book super didático sobre as vacinas a serem tomadas em cada fase da vida, tudo de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm)! Conheça o material:


A vacinação é uma responsabilidade coletiva. Procure uma clínica de vacinas, como a Imunocamp, e proteja sua família. Preserve a saúde da sociedade!


Fontes: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIm), Portal Hospital Sírio-Libanês e Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.