Doenças de inverno: previna-se contra a gripe e a pneumonia!

Tempo de leitura: 4 minutos

Doenças de inverno e as vacinas
Doenças de inverno e as vacinas

O clima frio e o ar seco são trazidos pelo inverno, e com ele diversas doenças típicas da época, em especial aquelas cujo principal meio de transmissão são gotículas do nariz ou da boca, como a gripe e a pneumonia.

Isso é porque as baixas temperaturas fazem com que as pessoas tentem se manter aquecidas e convivam mais em ambientes fechados e com pouca ventilação, facilitando o contato com as gotículas de pessoas possivelmente doentes ao nosso redor.

Além disso, o ar seco resseca a mucosa das vias aéreas e permite que as bactérias e vírus permaneçam mais tempo em nosso organismo, se proliferando com maior facilidade. A gripe e a pneumonia são duas das principais doenças que surgem nessa época do ano (e por isso as vacinas contra elas estão com condições especiais na Imunocamp!)

Saiba mais sobre elas e como preveni-las:

Gripe

É uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, que pode ser de três tipos: Influenza A, B ou C, e que chega a matar cerca de 650 mil pessoas por ano, no mundo todo!

Para quem tem a saúde em dia, uma gripe pode significar só alguns dias de febre e dor no corpo, mas para crianças, idosos, gestantes e pessoas com baixa imunidade, pode gerar diversas complicações com sequelas ou pode mesmo ser letal.

O agravamento da gripe pode levar à pneumonia viral ou facilitar a entrada do pneumococo no organismo, levando à pneumonia bacteriana. Outra complicação é a Síndrome de Reye, que causa confusão mental, inchaço no cérebro e danos ao fígado.

Atualmente, existem dois tipos de vacinas antigripe.

  • A TRIVALENTE previne contra dois tipos de Influenza A e um tipo de Influenza B; Pode ser encontrada na rede pública de saúde; 
  • A QUADRIVALENTE previne contra dois tipos de Influenza A e também contra as duas linhagens da Influenza B; Encontrada em clínicas particulares;

As duas vacinas se renovam todos os anos, na tentativa de imunizar contra as cepas que circularam no ano anterior. A vacina quadrivalente anti gripe de 2021 contém as seguintes cepas:

– Cepa tipo A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) (A/Hong Kong/2671/2019, NIB-121)

– Cepa tipo A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09 (A/Victoria/2570/2019, IVR-215)

– Cepa tipo B/Phuket/3073/2013 (B/Phuket/3073/2013, tipo selvagem)

– Cepa tipo B/Washington/02/2019 (B/Washington/02/2019, tipo selvagem)

Pneumonia

Mesmo sendo uma doença prevenível por vacina, a pneumonia é uma das doenças que mais matam crianças menores de 5 anos no mundo todo! Ela ocorre quando um agente infeccioso – que pode ser um vírus, bactéria ou fungo – entra no pulmão e atinge os alvéolos pulmonares, onde ocorre a troca gasosa.

A pneumonia causada por bactérias é a mais comum no Brasil. De forma geral, existem quatro bactérias que normalmente estão associadas à doença:

Entre elas, o pneumococo é a bactéria mais associada aos casos de pneumonia que levam à morte. Conheça as vacinas para prevení-lo:

  • Vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC-10): protege contra 10 sorotipos de pneumococo. Ela é usada na vacinação infantil em postos de saúde do sistema público. 
  • Vacina pneumocócica conjugada 13-valente: previne cerca de 90% das doenças graves causadas por 13 sorotipos da bactéria. Ela é usada principalmente na vacinação infantil, sendo indicada para crianças entre 2 meses e 6 anos. É ela que “introduz” a proteção contra a bactéria ao corpo, e segue sendo recomendada para a vacinação de adolescentes, adultos  pertencentes a risco maior de infecção pelo pneumococo e idosos sem histórico de vacinação ou com imunização incompleta.
  • Vacina pneumocócica polissacarídea 23-valente: atua como um complemento à VPC13, aumentando a gama de sorotipos de pneumococo que ela protege de 13 para 23. Ela atua como um “super reforço” à VPC-13 para idosos e crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos imunodeprimidos, além de ser formalmente indicada para maiores de 60 anos.


Vacinar-se contra a gripe é uma das formas de prevenir a pneumonia, mas contra outros agentes causadores da doença também temos algumas vacinas. Todas as que citamos neste artigo são recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e estão disponíveis na Imunocamp com condições especiais!

Fontes: Ministério da Saúde, Portal Dráuzio Varella, Portal Minha Vida, Portal Família SBIm e Portal Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.