Vacina da gripe: mitos e verdades

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas pessoas não tomam a vacina da gripe: ficam em dúvida diante de tantos mitos e verdades sobre a doença. Quer entender tudo sobre o assunto? Confira!

Estamos na época de tomar a vacina da gripe, que protege contra o vírus da influenza. Ela é uma vacina extremamente importante para toda a população, em especial para cidadãos considerados de risco (gestantes, crianças, idosos, pessoas que trabalham com a saúde, portadores de doenças crônicas , etc).

Contudo, pesquisas apontam que há uma redução no número de pessoas que tomam a vacina. Há ainda as que deixam para o último momento e acabam ficando sem. Dúvidas como “posso tomar a vacina da gripe estando gripado?” ou “se eu tomar a vacina da gripe, não vou ficar gripado?” permeiam esse universo.

Existem muitos mitos e verdades sobre esse assunto. Por isso, preparamos este material para você tirar todas as suas dúvidas! Confira!


Mito ou Verdade: “Posso tomar a vacina da gripe estando gripado, sem problemas”

Verdade. Se você não estiver com febre, pode tomar a vacina da gripe sem problema nenhum. Apenas vale ressaltar que a vacina não vai curar a gripe já instalada ou diminuir os seus sintomas. Ela servirá para te prevenir dos futuros contágios.

Mito ou Verdade: “Em gestantes, a vacina faz mal para o bebê”

Mito. Muito pelo contrário: a vacina protege tanto a saúde da mãe quanto da criança. Assim, o bebê também fica protegido. Além disso, durante o período da gestação, as mulheres ficam mais propensas a infecções, refletindo em altas taxas de mortalidade. Por isso, vacinar-se é sempre importante.

vacina para gripe
Ao contrário do que se pensa, as gestantes podem (e devem) tomar a vacina da gripe!

Mito ou Verdade: “Se eu tomar a vacina, vou ficar gripado em seguida”

Mito. Quando você se imuniza contra a gripe, é 100% garantido que ela não provoca nenhum tipo de doença vinda da aplicação. Ela é feita com o vírus morto. Então, não há o porquê se preocupar!

Mito ou Verdade: “Gripe e resfriado não são a mesma coisa”

Verdade. A gripe é uma doença grave causada pelo vírus influenza e dura de 7 a 10 dias. O resfriado não é uma doença grave. Pode ser causado pelo vírus rinovírus (mais de 100 tipos) e coronavírus, durando de 2 a 4 dias. Veja mais detalhes neste post aqui, que falamos das diferenças entre gripe e resfriado.

Mito ou Verdade: “A vacina da gripe é a melhor maneira de prevenção da doença”

Verdade. A forma mais eficaz de evitar a gripe é por meio da vacinação. Existem algumas medidas mais simples para a prevenção e que também são importantes, porém, são menos eficazes. Entre elas: higienizar as mãos com frequência, manter a casa bem arejada, ter uma alimentação saudável e evitar tocar com as mãos a mucosa do olho, nariz e boca, sem antes higienizá-las com água e sabão ou álcool-gel.

Mito ou Verdade: “A vacina não pode ser aplicada em bebês com menos de seis meses”

Verdade. A vacina não possui eficácia antes dos seis meses de vida. Depois disso, estudos demonstram que a vacina começa a ser eficaz e, portanto, deverá ser administrada.

Mito ou Verdade: “Posso tomar a vacina uma vez e estarei protegido para sempre”

Mito. A vacina da gripe deve ser tomada anualmente: a sua imunidade se mantém somente por 12 meses. Além disso, ela é atualizada todo ano, sendo produzida a partir dos vírus que estão circulando no hemisfério que está passando por essa sazonalidade durante o inverno.

Mito ou Verdade: “A vacina deve ser tomada somente em risco de epidemia”

Mito. A gripe é uma doença contagiosa e viral que afeta todas as idades. Portanto, ela deve ser tomada anualmente. Por ser mais comum as pessoas pegarem gripes e resfriados no outono e inverno, é nesse período em que acontecem as campanhas de vacinação.

Mito ou Verdade: “Mesmo tomando a vacina da gripe, posso pegar o vírus”

Verdade. A vacina da gripe protege contra o vírus da influenza, mas não há eficácia em 100%. Afinal, o vírus é mutável (por isso são feitas novas vacinas a cada dois anos). Contudo, ela é altamente eficaz e reduz os riscos de hospitalização por influenza grave e pneumonias em idosos e crianças.

Mito ou Verdade: “Se eu tomar a vacina anualmente, ela vai perder a sua eficiência”

Mito. O Ministério da Saúde (MS) está sempre atento a todas as mudanças do vírus. Por isso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que as pessoas sejam vacinadas anualmente.

Mito ou Verdade: “A gripe pode matar”

Verdade. Se a gripe não for tratada a tempo, ela causa graves complicações.

Proteja-se contra a gripe!

A melhor maneira de prevenir a gripe e ter uma vida saudável, prezando pela qualidade e bem-estar, é vacinando-se anualmente. A vacina da gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para pacientes de risco e nas clínicas de vacinas particulares.

FONTES:
Ministério da Saúde
Infectologia.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.