Vacina da gripe causa reação em idosos? Saiba tudo sobre!

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma dúvida muito comum é se a vacina da gripe causa reação em idosos. Esclareça todas as suas dúvidas lendo este conteúdo!

Nos últimos 30 anos a população idosa cresceu mais de 500% graças ao avanço da medicina que promoveu melhorias na qualidade e expectativa de vida. Mas não há como negar que as doenças infecciosas, como a gripe, ainda são um grande empecilho para que a longevidade com qualidade de vida seja plena. Uma dúvida muito comum é: a vacina da gripe causa reação?

Desde 1999, anualmente no Brasil acontecem campanhas de vacinação contra a influenza. Segundo o Ministério da Saúde (MS), ela é aplicada em 80% dos idosos acima de 60 anos de idade. Infelizmente, alguns ainda não se protegem por terem alguns medos.

Quer saber quais são esses medos? Você ainda tem dúvidas sobre a sua importância? Saiba se a vacina da gripe causa reação em idosos lendo a nossa matéria completa!


A gripe em idosos

A gripe é causada pelo vírus Myxovirus influenza, um RNA vírus da família Orthomyxoviridae, que provoca uma inflamação nas vias respiratórias e é transmitido por gotículas de saliva suspensa no ar.

A vacina é feita pelas proteínas do vírus influenza morto (antígeno) que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos.

Muitos idosos se imunizam e ficam gripados e, muitas vezes, dizem que não querem mais se prevenir, porque ela não adianta. Mas isso é um mito!

O que acontece: a vacina é atualizada anualmente, devendo ser aplicada sempre no início de cada outono para que no inverno fiquemos protegidos. Após a aplicação da  vacina há uma  demora de  em média 15 a 20 dias para que os anticorpos contra a gripe estejam presentes. Se durante esse intervalo o indivíduo estiver no período de incubação do vírus do gripe, a vacina não terá tempo de agir. Além disso, muitas pessoas confundem a gripe com resfriado.

No resfriado , os sintomas são mais brandos, com  ausência de febre, ou febre baixa,  coriza e tosse de pouca importância, pouco ou nenhum comprometimento do estado geral.

Para o ano de 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), juntamente com a Organização Mundial da Saúde, determinaram a composição da vacina será quadrivalente:

  • B/Phuket/3073/2013;
  • A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09;
  • A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2);
  • B/Brisbane/60/2008.

A vacina contra a gripe é a única maneira de prevenção! Ela é importante, porque a doença pode progredir para estágios mais graves e provocar até mesmo o óbito.

vacina da gripe causa reação em idosos?
Muitos idosos acham que a vacina da gripe não é necessária – ainda mais tomá-la anualmente. Isso é um grande perigo!

Confira se a vacina da gripe causa reação em idosos 

A vacina em regra não causa reações. Mas caso aconteçam, estas serão muito leves e desaparecem de 24 a 48 horas após a sua aplicação. É muito raro acontecer alergias. Normalmente as reações mais comuns são:

  • Dores musculares;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça;
  • Febre baixa (depois de 6 horas da vacina e desaparece em 2 dias);
  •  Dor e vermelhidão no local da aplicação.

As contraindicações 

As pessoas com alergia grave ao ovo podem desenvolver reações, já que a vacina é preparada contendo ovos de galinha. Outra contraindicação é se o paciente vem  apresentando  febre nas últimas 48 horas que antecedem a aplicação da vacina.

Por isso, se você tem essa alergia ou está com febre alta, melhor conversar com o seu médico antes de se prevenir contra a gripe.

As indicações para fazer a vacina

Ela é indicada para:

  • Pessoas com idade superior a 60 anos;
  • Crianças entre 6 meses e 5 anos de idade;
  • Gestantes e puérperas até 45 dias após o parto;
  • Indígenas;
  • População carcerária e agentes penitenciários;
  • Portadores de doenças crônicas;
  • Profissionais da área de educação tanto pública quanto privada;
  • Profissionais da área da saúde.

As pessoas acima são o alvo das campanhas, mas todas as pessoas podem se proteger. Normalmente quando sobram as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), elas são liberadas para a população em geral. Em clínicas privadas feitas em todos os indivíduos acima de 6 meses de idade e que não apresentem contra indicação como alergias ou doenças febris.

As campanhas de vacinação acontecem antes do inverno e é aconselhável tomá-la nesse período, pois é quando os surtos de gripe começam a se tornar evidentes.

Os principais medos 

Em 2008 Renata Maciulis Dip e Marcos Aparecido Sarria Cabrera publicaram um artigo sobre a “vacinação contra a gripe como estratégia de promoção de saúde em idosos”. Eles apresentam que os pacientes não-vacinados não se protegem porque:

  • Possuem medo dos eventos adversos;
  • Possuem falta de credibilidade;
  • Não acreditam que ela seja necessária.

Levando em consideração que a gripe apresenta impacto na mortalidade idosa, é fundamental que as equipes de saúde se envolvam na divulgação e nos esclarecimento de dúvidas. Principalmente sobre se a vacina da gripe causa reação em idosos.

Isso porque a vacina contra a gripe é a única que pode diminuir o risco de internações por gripe e pneumonia e ainda auxilia na queda dos números de internações de doenças cardiovasculares.

Vacine-se sempre!

Uma das principais dúvidas que permeiam o universo das prevenções é se a vacina da gripe causa reação em idosos. Por isso, nesta matéria apresentamos o que ela é, o que previne, as indicações (e contraindicações) e desmistificamos alguns medos.

Manter o cartão de vacinação em dia é essencial para cuidar de sua saúde e melhorar a sua qualidade e expectativa de vida. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer trocar uma ideia com você!

Fontes:

https://www.mdsaude.com/2015/02/vacina-da-gripe.html

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000800002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *