Como se prevenir da gripe e diminuir o risco de complicações

Tempo de leitura: 5 minutos

Temos uma pergunta para você: você sabia que a gripe pode matar? Por isso, saber como se prevenir da gripe pode diminuir o risco de morte pela doença. Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

Você sabia que a gripe pode matar? É isso mesmo! Muitas pessoas confundem a gripe com um simples resfriado. Pensam que uma tosse, um espirro e uns dias de mal-estar não fazem mal a ninguém. Infelizmente essa visão está completamente errada. Por isso, saber como se prevenir da gripe é essencial para manter a sua saúde em dia e evitar complicações futuras.

Vale lembrar que a vacina da gripe é o único método eficaz na prevenção dessa doença. Ela induz a produção de anticorpos contra o vírus da gripe e além disso é importante que se tome essa vacina antes da temporada de inverno, para que quando o frio chegue, nossa proteção já esteja completa.

Principalmente com a chegada das estações mais frias do ano, é muito importante saber como se prevenir da gripe para ter uma vida normal, tranquila e saudável. Leia com atenção o nosso post e reserve um tempo em sua agenda para se imunizar.

Sim, a gripe é capaz de matar

A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza, que provoca doenças respiratórias agudas e altamente transmissíveis. As consequências da gripe são severas: podem levar o paciente ao óbito.

Muitas pessoas se questionam sobre como tratar a gripe… Ou como prevenir a gripe, se a vacina da gripe faz mal e até mesmo “se a gripe não sara, o que pode ser?”. O que é necessário ter em mente é que as pessoas só estão protegidas contra a doença se tiverem o seu cartão de vacinação em dia. Afinal, a gripe pode ter má evolução devido ao próprio vírus influenza . A vacinação não faz mal: pode ser tomada por todas as pessoas acima de 6 meses e não possui efeitos colaterais severos.


O que é a gripe, H1N1 ou gripe suína?

Certamente você deve se recordar do surto de gripe suína que aconteceu no país em 2009 e 2010. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram quase 9 mil mortos em decorrência da H1N1 – popularmente conhecida como gripe suína. Ela começou no México e depois se espalhou para todo o mundo graças às viagens aéreas.

Ou seja, o vírus da gripe sofreu e sofre mutações ao longo do passar dos anos. Você deve se lembrar de ter pesquisado sobre como se prevenir da gripe H1N1. Ou como se prevenir da gripe suína. Mas, respondendo a pergunta, ambas tratam-se do vírus da gripe; porém, com mutações distintas.

Por isso a importância de se vacinar anualmente: o vírus é mutável e com isso a vacina anti gripe também.

Veja como é, na prática, o ciclo da gripe

Em um final de semana, Joana (nome fictício) foi visitar sua amiga que estava com o que ela achava ser “um resfriado” que durava já mais de 8 dias. Ficaram dentro da mesma sala batendo papo. Nesse tempo, a amiga de Joana tossiu e espirrou. Passaram alguns dias, Joana começou a se sentir fraca, cansada e com febre alta. “É só um resfriado!”. Com um chefe exigente e muitos afazeres, nem pensou em ir ao médico por um “simples resfriado”.

Joana trabalha no setor de Marketing de uma pequena empresa. Ela divide a sala com quatro colegas e utilizam a mesma impressora, o mesmo grampeador, o mesmo banheiro. Não restam dúvidas: todas as pessoas que não estavam vacinadas e trabalharam no mesmo ambiente que Joana (ou compartilharam os mesmos objetos – infectados pelo vírus) pegaram gripe.

Por isso é imprescindível se vacinar contra a gripe. O risco de contágio é grande e normalmente o vírus é transmitido 24 horas antes dos sintomas e até 10 dias após o início dos mesmos , lembrando que a transmissão é maior nos primeiros dias do início do quadro.

como se prevenir da gripe
A gripe é contagiosa e pode matar: por isso, nunca deixe de se vacinar!

Atenção! Mais da metade de crianças do país estão com o calendário de vacinação atrasado!

Precisamos conversar sobre um assunto muito sério: mesmo com as campanhas de vacinação e com diversos conteúdos disponíveis on-line para tirar as dúvidas, mais da metade das crianças do Brasil (53%), principalmente com mais de 3 anos e adolescentes, ainda estão com o seu cartão de vacinação incompleto.

O Ministério da Saúde cria campanhas anuais para alertar a população sobre a prevenção de doenças graves. Contudo, grande parte das pessoas pensam, erroneamente, que não é necessário imunizar-se todo ano.

Reserve um tempo em sua agenda e vacine-se contra a gripe!

Até aqui, você percebeu a importância de manter o seu calendário de vacinação em dia e sobre como se prevenir da gripe. Mais uma vez ressaltamos: a gripe é uma doença grave, porque pode se agravar e levar o paciente ao óbito! Portanto, a vacinação é a única maneira eficaz de prevenção.

Certamente você não quer pegar a gripe e enfrentar complicações físicas e emocionais, certo? Proteja sua saúde e de quem você ama!

FONTES:
www.infectologia.org.br
www.scielo.br
http://portalms.saude.gov.br
https://sbim.org.br
https://familia.sbim.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *