Meningite ACWY: tudo que você precisa saber!

Tempo de leitura: 2 minutos

meningite ACWY
Meningite ACWY

A meningite é uma doença inflamatória que afeta as membranas da medula espinhal e do cérebro, e faz de suas maiores vítimas as crianças de até 5 anos de idade. Em 2018, o Ministério da Saúde contabilizou mais de 3 mil mortes causadas pela doença, de um total de 15.706 casos no ano. 

Mesmo com o tratamento adequado e em tempo hábil, entre 5% e 25% dos recém-nascidos e 5% a 10% de bebês maiores e crianças com meningite bacteriana acabam por falecer. Entre os sobreviventes, 2 em cada 10 convivem com sequelas, como surdez, paralisia ou amputação de membros.

Sintomas e transmissão

A meningite ACWY é uma doença respiratória e, como tal, sua transmissão ocorre principalmente ao entrar em contato com as gotículas de saliva dos contaminados, seja através de tosse, espirro, respingos da fala ou compartilhamento de itens pessoais.

Os sintomas da doença variam por faixa etária. Conheça os principais sinais que denunciam a doença:

  • Rigidez na nuca (em crianças mais velhas e adolescentes)
  • Irritabilidade  importante (sobretudo quando estão no colo)
  • Sonolência anormal (letargia)
  • Alimentação ruim, acompanhada de irritabilidade
  • Temperatura excessivamente alta ou excessivamente baixa
  • Vômitos
  • Erupção cutânea
  • Convulsões
  • Febre e dor de cabeça (em adolescentes e adultos)

Meningite meningocócica

A meningite pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias. A meningite viral é a mais comum e também a mais leve, podendo sair do organismo por conta própria dentro de dez dias. A meningite bacteriana causa casos mais graves e, no Brasil, mais de 8 bactérias são conhecidas por causarem a doença, sendo a Neisseria meningitidis a mais comum delas.

Neisseria meningitidis é popularmente conhecida como meningococo, que possui diversos subgrupos, sendo reconhecidos até 12. Mas, no Brasil, prevalecem os grupos A, B, C, W e Y. Eles aparecem em diferentes regiões do país e podem causar infecções de gravidades diferentes.

Vacina meningocócica conjugada quadrivalente ACWY

A vacina meningocócica ACWY é uma vacina conjugada, pois protege contra 4 sorogrupos da bactéria meningococo, e é uma vacina inativada. Ela contém antígenos das cápsulas dos meningococos conjugados a uma proteína.

É uma vacina contraindicada para pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.

Para crianças, a recomendação da Sociedade Brasileira de Imunização é iniciar a vacinação de rotina com duas doses, aos 3 e 5 meses, com reforços entre 12 e 15 meses, entre 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade.

Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada ACWY, são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos. Para adultos, dose única, a depender de risco epidemiológico ou condição de saúde.

Fontes: Família SBIm, Ministério da Saúde e Manual MSD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.