Vacina da Gripe para Idosos: onde tomar e precauções

Tempo de leitura: 4 minutos

Com a vacina da gripe para idosos é possível prevenir que a doença infecciosa se agrave! Saiba onde e como se vacinar lendo nosso post completo

Já sabemos que no Brasil a tendência é que a porcentagem de idosos se eleve com o passar dos anos. Mas, para que a taxa de mortalidade caia com relação às doenças infecciosas, é fundamental manter a carteira de vacinação em dia. Principalmente no período de proliferação da doença, antes da chegada do inverno. Assim, questionamos: você já pesquisou sobre a vacina da gripe para idosos?

Manter-se informado sobre os locais para a imunização, entender um pouco mais sobre o assunto e conhecer as indicações é fundamental. Assim, é exatamente isso que abordaremos neste post! Confira tudo sobre a vacina contra gripe em idosos lendo a nossa matéria completa!

Conheça a vacina da gripe para idosos

A vacina da gripe foi desenvolvida no ano de 1946 e desde 1948 a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem feito campanhas anuais. Já no Brasil, as campanhas anuais acontecem desde 1999.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, a gripe não é uma doença inofensiva. Principalmente para a população idosa. Isso porque ela apresenta uma rápida evolução no organismo e pode provocar complicações, como por exemplo:

  • Pneumonia;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Doenças pulmonares;
  • Descompensação da Diabetes.

E são essas complicações que podem se agravar e levar ao óbito. Então, para evitar qualquer complicação em sua saúde é necessário manter o cartão de imunização em dia – incluindo as vacinas anuais da gripe.


Entenda quando você precisa se imunizar

O ideal é tomar a dose da vacina da gripe para idosos antes do inverno. Afinal, é nesse período em que costumam aparecer os focos da doença.

Possíveis efeitos colaterais

É muito raro acontecer alergias. Assim, o que pode acontecer são sintomas leves como: dores musculares, mal-estar e vermelhidão no local da aplicação. Mas não se preocupe: esses sintomas desaparecem em até 48 horas de sua aplicação.

As contraindicações

As únicas contraindicações são:

  • Se a pessoa tem alergia ao ovo (ela é feita com ovos de galinha);
  • Se o paciente apresentou Síndrome de Guillain Barré recentemente;
  • Ou se o apresentar febre alta decorrente de algum quadro infeccioso agudo.

Então, nesses casos, é necessário conversar com o médico antes de se vacinar.

vacina da gripe para idosos
Entenda melhor sobre os sintomas, prevenções, grupos de risco e onde os mais velhos devem encontrar a vacina da gripe

Mantenha-se informado sobre os postos de vacinação

A vacina da gripe é indicada para todas as pessoas acima de 6 meses. Porém, pela Unidade Básica de Saúde (UBS), ela é liberada de maneira gratuita para pacientes que são considerados de risco, como por exemplo:

  • Pessoas acima de 60 anos;
  • Crianças entre 6 meses e 5 anos de idade;
  • Gestantes,
  • Profissionais da área da saúde;
  • População privada da liberdade e trabalhadores nesses locais;
  • Professores das redes pública e privada;
  • População indígena;
  • Portadores de doenças crônicas (cardiopatia, diabetes, nefropatia, asma e outras doenças pulmonares crônicas, doenças neurológicas, obesidade mórbida, imunodeficiências).

Inicialmente ela é restrita para essa população que tem prioridade. Porém, caso sobre algumas doses, ela é liberada para a comunidade em geral.

Já em clínicas de vacinação privadas– como é o caso da Imunocamp -, ela pode ser tomada por todas as pessoas acima de 6 meses.

Vacine-se contra a gripe!

A vacinação é a principal responsável por prevenir doenças infecciosas na terceira idade. Somente por meio dela é possível prevenir complicações e desconfortos em sua saúde. A vacina da gripe para idosos deve ser tomada anualmente, juntamente com as demais doses necessárias nessa fase, certo?

Quer saber mais informações sobre a vacina da gripe para idosos? Venha conversar conosco! Estamos localizados no Parque D. Pedro Shopping (corredor da Estrada das Pedras, em frente ao Wallmart). E nosso atendimento é muito flexível: de segunda a sábado das 10 às 22 horas. Esperamos por você!

Saiba mais sobre a Imunocamp

Nós somos uma clínica de vacinação em Campinas. A nossa clínica foi criada em 2004 provinda de um sonho de pediatras e enfermeiras, que tinham como objetivo proteger a saúde da população para uma melhoria na sua qualidade e expectativa de vida.

Sabemos que quando falamos nesse assunto, existem muitas dúvidas que permeiam esse ambiente. Por isso, como diferencial, também oferecemos um serviço de orientação para todas as pessoas (comunidade em geral e também escolas ou empresas) que desejam saber mais sobre determinada doença ou sobre a sua imunização.

Além disso, prestamos um excelente atendimento que atenda às suas expectativas. Aqui você se sente acolhido e o melhor: sai bem protegido!

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/csp/v28n5/07.pdf

https://www.mdsaude.com/2015/02/vacina-da-gripe.html

1 comentário


  1. Antigamente era comum os pais não permitirem que seus filhos fizessem vacinas,nas escolas.
    Eu fui uma vítima dessas crianças. Ficávamos extremamente com medo de ser obrigada a fazer a vacina,´porque eu estaria desobedecendo a Mãe.Então me criei com esse medo. Este tipo de criação não critico, nem condeno,porque não existia informação de nada naquela época. Neste ano tive um pouco de dúvidas devido minha imunidade estar baixa e ter estado muito gripada,mas graças a Dr a Silvia que esclareceu tudo , já fiz minha vacina.
    Abraços !
    Eloí Scherolt Camaquã RS

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.