Tempo de leitura: 3 minutos
Fique atento ao calendário de vacinação para idosos para que você tenha uma vida saudável e produtiva nessa fase da vida
Sabemos que, de 1960 em diante, houve um aumento grandioso na população brasileira de idosos. Esse indicador continuará crescendo: estima-se que no ano de 2050 cerca de 22% da população será idosa.
Esse aumento se dá graças ao avanço da medicina, que tem contribuído para proporcionar melhorias na qualidade de vida nessa fase. Mas essa atitude não vem sozinha: é necessário que os idosos tenham consciência sobre a importância da imunização.
Essa é uma das maiores estratégias para se prevenir das doenças infecciosas. Por isso, é de extrema importância estar atento ao calendário de vacinação para idosos. Quer sabe tudo sobre esse assunto? Leia o nosso post completo!
Influenza
A vacina influenza, como o próprio nome sugere, protege contra a gripe influenza.
- A vacina quadrivalente protege contra 2 vírus A ( H1N1 e H3N2) e contra 2 vírus B.
- Os vírus B costumam causar influenza com manifestação mais grave em idosos e menores de 2 anos de idade, e sua circulação ocorre por mais tempo, mesmo depois que a temporada de circulação dos vírus respiratórios já esta terminando. Portanto, a proteção contra os vírus B , aumenta o espectro de proteção dessa vacina.
Pneumocócicas (VPC13) e (VPP23)
Outra vacina presente no calendário de vacinação para idosos é a pneumocócias, que protege contra a pneumonia.
Herpes zoster
Ela protege contra o vírus varicela-zóster, que causa erupções e bolhas na pele, comprometendo a qualidade de vida . Ela está presente no calendário de vacinação para idosos, porque é recomendada por todos, mesmo aqueles que já desenvolveram a doença –lembramos que é necessário aguardar um ano após o último episódio de zoster para poder tomar a vacina.
Tríplice bacteriana
A tríplice bacteriana pode ser a dTpa (difteria/ tétano/ coqueluche) ou dTpa-VIP (difteria/ tétano/ coqueluche/polio). Também existe a dT (dupla adulto – difteria e tétano).
Hepatites A e B
Como o nome sugere, esta vacina protege contra a hepatite. Mas vale lembrar que há vários tipos desta doença. Portanto, para cada há uma atenção com a vacinação.
- Hepatite A
- Hepatite B
- Hepatite A e B
Febre amarela
Bem como diz o nome, ela protege contra a febre amarela. É de relevada importância , pois estamos vivendo uma epidemia de febre amarela em nosso país.
Meningocócica conjugada ACWY
A meningocócica conjugada ACWY é uma vacina que está presente no calendário de vacinação para idosos para proteção contra a meningite.
Tríplice viral
O idoso que recebeu as duas doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) acima de 1 ano de idade (com intervalo mínimo de um mês entre elas) é considerado protegido.
Aumente sua expectativa de vida!
Para que você tenha uma vida saudável e qualidade de vida, é essencial manter o calendário de vacinação para idosos em dia. Afinal, todos prezam pelo bem-estar e anseiam por viver uma vida saudável, não é mesmo?
Neste post você conferiu as principais vacinas que estão presentes no calendário de vacinação para idosos. Gostou de nosso conteúdo? Então aproveite para ler um pouco mais sobre os cuidados e critérios da vacinação na terceira idade. Boa leitura!
Fontes:
https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-idoso.pdf
http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=224
http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v11n3/1981-2256-rbgg-11-03-00433.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csp/v27n3/03.pdf