4 dúvidas respondidas sobre a Vacina Antipneumocócica 13-Valente

Tempo de leitura: 2 minutos

Você conhece a Vacina Antipneumocócica 13-Valente? Entenda o que é e o que ela previne agora mesmo conferindo 4 dúvidas respondidas sobre o assunto. Vamos lá?

A Vacina Antipneumocócica 13-Valente é indicada para proteger as crianças e adultos das formas mais graves das doenças causadas pelo pneumococo. Ela faz com que o organismo crie os próprios anticorpos e proteja contra essas enfermidades.

Você conhece essa vacina? Não? Então, venha conosco que responderemos às principais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

1. O que é Vacina Antipneumocócica 13-Valente?

A bactéria Streptococcus pneumoniae causa diversas infecções no organismo, tais como:

  • pneumonia;
  • meningite;
  • otite média aguda;
  • sinusites;
  • septicemia.

A vacina estimula o sistema imunológico, a fim de produzir resposta de defesa (imune) de longa duração e com memória imunológica. Isso diminui os riscos da criança contrair as doenças causadas pelo pneumococo.

2. Qual é a composição da Vacina Antipneumocócica 13-Valente?

A Vacina Antipneumocócica 13-Valente (VPC13) é composta por 13 sorotipos de pneumococos (Streptococcus pneumoniae) conjugada com a proteína CRM197.

Além disso, vale ressaltar que ela se trata de uma vacina inativa, ou seja, não há como causar as doenças citadas no item 1. Ela é realizada de maneira intramuscular (normalmente no braço ou na perna).

3. Qual é a quantidade de doses que devo tomar?

A vacinação infantil deve acontecer em 4 doses: aos 2, 4 e 6 meses de vida, com reforço entre os 12 e 15 meses. Caso a criança de até 2 anos não seja vacinada, é preciso aplicar duas doses com intervalo de dois meses.

Para crianças acima de 02 anos que não foram vacinadas no tempo certo é necessário aplicar uma dose apenas. Além disso, se a criança nessa faixa etária for portadora de alguma doença crônica é preciso complementar a vacinação com a Vacina Pneumocócica Polissacarídica 23-Valente (VPP23).

A vacina também pode ser feita em adultos com mais de 50 anos,

É indicada para qualquer criança ou adulto de qualquer idade que apresente  doenças crônicas como asma, pneumonias e otites de repetição, cardiopatia, nefropatia, doenças neurológicas, imuodeficiencias, etc.

4. A Vacina Antipneumocócica 13-Valente é a mesma que a Vacina Pneumocócica Conjugada 10-Valente?

Não. A Vacina Pneumocócica 10-Valente (VPC10) previne contra dez sorotipos de pneumococos, ou seja, 70% das doenças, causadoras da otite, meningite e pneumonia em crianças.

Já a Vacina Antipneumocócica 13-Valente (também chamada de Pneumocócica Conjugada 13-Valente) protege a criança contra 90% das doenças graves, ou seja, 13 sorotipos de pneumococos.

Você pode encontrar a VPC10 nas Unidades Básicas de Saúde (somente para crianças abaixo de 05 anos de idade). Já a VPC13 você encontra em clínicas privadas de vacinação.

Você ficou com alguma dúvida nesse assunto? Nós, da Imunocamp, temos um serviço completo de orientação do paciente. Portanto, se você quer saber qualquer informação sobre imunização, entre em contato conosco! Aqui, você se sentirá acolhido e terá um atendimento que vai atender a todas as suas expectativas. Clique aqui e saiba mais agora mesmo!

bit.ly/Pneumo13

http://bit.ly/2XLbkBV

1 comentário


  1. a vacina pneumo 13, pode ser aplicada em crianças com baixa resistência comp crianças com sindrome de down ?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.