Esqueci de tomar vacina da febre amarela para viajar e destruí o casamento

Tempo de leitura: 5 minutos

É preciso tomar vacina febre amarela para viajar para determinados destinos. Sem ela, o passageiro não embarca! Entenda mais lendo o depoimento da Bárbara Cunha, que trabalhou em uma companhia aérea

A febre amarela é uma doença infecciosa considerada muito grave. É transmitida pelo vírus RNA, arbovírus do gênero flavivirus, família Flaviviridae. Os sintomas normalmente são: febre alta, calafrios, dores musculares, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A notícia boa é que essa doença pode ser prevenida por meio da imunização. Para isso, escrevemos o conteúdo abaixo para que saiba quando tomar vacina da febre amarela para viajar.

O que muitas pessoas não sabem é que a maioria dos aeroportos solicita o comprovante dessa vacinação. É um critério para o passageiro embarcar (ou não!). Portanto, se você está pensando em viajar, é importante certificar-se de que o seu cartão de vacinação está em dia. E verificar todas as exigências do destino.

Não tomar vacina febre amarela para viajar pode destruir a sua viagem planejada. E também o seu casamento, como veremos no depoimento a seguir.

Bárbara Cunha, Customer Success da JAB Consultoria, vivenciou uma experiência de um casal que não embarcou porque esqueceram de tomar vacina da febre amarela para viajar
Bárbara, ao trabalhar na área de check-in em aeroportos, vivenciou uma experiência complicada. Um noivo não embarcou porque esqueceu de tomar vacina da febre amarela para viajar

Sem o comprovante da vacina, o passageiro não embarca

Há diversos casos de agentes em aeroportos que já se depararam com clientes que perderam seus próprios casamentos por conta da falta de vacinação ao país de destino. Por isso, é extremamente importante tomar vacina febre amarela para viajar.

Bárbara Cunha, Customer Success da JAB Consultoria, já trabalhou em uma companhia aérea na parte de check-in e presenciou alguns momentos frustrantes. Confira o seu depoimento!

“Acredito que não há nada pior do que estar com tudo pronto para uma grande viagem e, na hora de realizar o check-in, receber a notícia de que não poderá seguir para o país de destino por conta de uma vacina ou o comprovante dela. Apesar de parecer algo distante, isso é mais comum do que muita gente pensa. Como ex-funcionária de aeroporto, já vi diversos compromissos sendo cancelados por conta da vacina contra febre amarela – férias, lua de mel, viagens em família, viagens a trabalho e até mesmo casamento.

Em uma dessas vezes, um rapaz que estava viajando para o seu próprio casamento não tinha o comprovante da vacina em mãos na hora do check-in: a cerimônia aconteceria em dois dias e o mesmo foi barrado pela companhia aérea. A regra é clara: sem o comprovante da vacina, o passageiro não embarca. E assim foi.

Em outra situação, atendi um rapaz que estava na metade de uma viagem pelo mundo. Infelizmente, ele também não carregava o comprovante da vacina contra febre amarela e teve seu embarque negado para a África do Sul. Lá, ele encontraria sua namorada. Ambos passariam mais alguns meses no país e depois seguiriam para algum país oriental. Com o embarque negado, todo o itinerário teve de ser ajustado. Dessa maneira, ele seguiu direto para Bangkok, perdendo as hospedagens e passeios até então programados para os próximos meses. Além disso, também precisou alterar o itinerário da namorada.

É por isso que atentar-se às exigências de vacinas é tão importante. Além da saúde, toda a viagem pode ser alterada por conta do documento”.

Imagem de mãos dadas de um casal, em que a mulher segura um buquê. Imagem tem um grande X sobreposto
É, não teve jeito: prestes a viajar para seu próprio casamento, o noivo foi impedido de viajar por esquecer de tomar vacina da febre amarela para viajar

Entenda mais sobre a vacina da febre amarela e as viagens internacionais

Como vimos pelo depoimento da Bárbara, ficou claro e evidente que, sem o comprovante da vacina da febre amarela, o passageiro não viaja. Isso proporciona uma série de dores de cabeça e compromete toda a viagem planejada. Por isso, é essencial tomar vacina febre amarela para viajar.

Por isso, o Ministério da Saúde (MS) recomenda tomar a vacina contra a febre amarela para viajar e a todas as pessoas que moram ou irão para áreas de risco. Confira os destinos brasileiros que têm maior foco de concentração da doençae aproveite para conferir a tabela com os destinos internacionais que exigem a mesma.

Saiba onde tomar vacina febre amarela para viajar

Você pode tomar a vacina da febre amarela para viagens internacionais aqui na Imunocamp. Estamos localizados na Av. Guilherme Campos, nº 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas – SP. Nosso horário de atendimento é de segunda a sábado das 10 às 22 horas.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de vacinação. Antigamente era recomendado tomar uma dose da vacina e depois de 10 anos tomar um reforço. Atualmente, recomenda-se somente uma dose da vacina, porém essa medida poderá ser revista dependendo de mais estudos .

Para viajantes, uma única dose é o suficiente. 

Não se esqueça, também, de solicitar seu Cartão Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) — o documento pode ser emitido nos Centros de Orientação ao Viajante ou diretamente no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A Imunocamp Vacinas fornece esse certificado para os pacientes que são vacinados contra febre amarela na própria clínica.

Homem esperando no aeroporto por não poder embarcar, já que esquecer de tomar vacina de febre amarela para viajar
Evite impedimentos ao embarcar: mantenha suas vacinas em dia

É preciso tomar vacina febre amarela para viajar!

Para evitar grandes transtornos em suas viagens, mantenha o seu cartão de vacinação em dia. Além disso, entre em contato com o aeroporto e tenha a certeza de seguir todas as recomendações nacionais e internacionais para que a sua viagem seja tranquila e saia conforme o planejado. Portanto, é necessário e obrigatório tomar vacina febre amarela para viajar para alguns destinos.

Ficou com alguma dúvida sobre tomar vacina da febre amarela para viajar? Entre em contato conosco! Ligue-nos pelos telefones (19) 3756.7912 e (19) 3385.0105, ou WhatsApp (19) 9.9891.3456

FONTES:

http://www.who.int/ith/updates/20180116/en/

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/listavacinacaofa.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *