Informações sobre a vacina anti Dengue

Tempo de leitura: 1 minuto

Quem pode e quem não pode tomar essa vacina?

A Vacina esta indicada para pessoas de 9 a 45 anos de idade. Fora dessa faixa etária estudos demonstraram eficácia baixa, portanto não esta indicada. Esta contra indicada em gestantes, mulheres amamentando,  pessoas com imunidade comprometida, e também em indivíduos que nunca tiveram dengue comprovadamente .

Essa vacina garante uma boa proteção contra a dengue?

  • 93% de redução de casos graves da doença
  • 83% de redução de hospitalizações
  • 66% de redução de casos de dengue
  • Eficácia contra os quatro tipos

Então vale a pena tomar?

Segundo o laboratório Sanofi Pasteur, os estudos indicam que a vacina tem a capacidade de proteger contra os casos graves de dengue. Por isso vale a pena.

Quem já teve dengue uma vez pode pegar de novo , pois existem 4 tipos de vírus diferentes . Por exemplo, quem pegou dengue 1, pode pegar os outros três tipos, e portanto esta vulnerável aos de número 2,3 ou 4 . Mas quando se pega pela segunda vez é muito pior, pois há chance de desenvolver uma forma mais grave, como a dengue hemorrágica, por exemplo. Por isso a vacina tem a capacidade de proteger quem já teve dengue, contra as formas mais graves.

Quantas doses são?

No total são três doses, com intervalo de 6 meses cada dose. Isso significa que a proteção só se alcançará após 1 ano.

A Vacina protege contra Zika ou Chicungunya?

Não! Essa vacina só tem eficácia contra o vírus da dengue. Por isso os cuidados em manter a erradicação do mosquito devem ser mantidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.