Prevenção da pneumonia deve ser redobrada durante outono e inverno

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe de todos os passos para prevenção da pneumonia? Veja a importância de se proteger contra essa doença, que pode ser fatal. Entenda mais sobre o assunto lendo o nosso post completo!

O outono e inverno são as estações com mais probabilidade do surgimento de doenças virais e bacterianas. Isso porque são os períodos do ano mais frios e que favorecem a proliferação de doenças respiratórias, devido aos ambientes fechados e com grande quantidade de pessoas aglomeradas. O ar costuma ser muito mais gelado, podendo causar até mesmo feridas na pele e no revestimento das vias aéreas (nariz, garganta, faringe, laringe). Essas lesões proporcionam a entrada de organismos que causam doenças. A pneumonia é uma delas e é grave. Por isso, muitas pessoas se questionam sobre quais são as medidas para prevenção da pneumonia e os cuidados requeridos durante essas estações.

Você tem interesse em saber mais sobre a prevenção da pneumonia? Então, certamente vai gostar de ler a nossa matéria completa. Veja!

Entenda como acontece a pneumonia

O sistema respiratório do nosso corpo é coberto por uma mucosa com cílios. Esses cílios (pelos) são responsáveis por “varrer” os invasores para fora do nosso corpo. Contudo, o frio costuma paralisar esses pelos. Assim, favorece a entrada de microrganismos no corpo, que causam infecções.

Por isso, locais abertos com boa ventilação são muito indicados, mesmo nos dias mais frios. Isso evita a concentração de vírus e bactérias no ambiente. Com o frio, o mais indicado é se agasalhar bem e optar por uma boa ventilação.

A pneumonia é uma infecção nos alvéolos (responsável por absorver o oxigênio e por para fora o gás carbônico). Quando o agente infeccioso é inalado, ele instala-se no pulmão e inflama os alvéolos. Para saber mais dos sintomas da pneumonia, clique aqui.

prevenção da pneumonia

Saiba como se prevenir da pneumonia

Existem alguns métodos para a prevenção da pneumonia que devem ser adquiridos para proteger a sua saúde. Confira:

#1 Vacine-se

A pneumonia é causada por diversos sorotipos de pneumococo. Então, existem as seguintes vacinas:

  • Anti pneumococo 10 valente, disponível na rede pública de saúde para crianças de 2 meses a 5 anos de vida;
  • Anti pneumococo 13 valente, disponível apenas na rede privada de saúde para crianças a partir de 2 meses de vida, crianças maiores, adolescentes adultos e idosos, sem limite de idade;
  • Anti pneumococo 23 valente, disponível na rede pública de saúde para pacientes especiais (portadores de doenças crônicas , imunosuprimidos , etc.) e na rede particular de saúde. Pode ser usada a partir de 2 anos de vida sem limite de idade.

A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda que se seja dada inicialmente a vacina anti pneumococo 13 valente, e 6 a 12 meses após seja feita a complementação com a vacina anti pneumococo 23 valente, principalmente nos portadores de comorbidades e nos maiores de 60 anos.

#2 Evite aglomerações

Evite ao máximo aglomerações de pessoas e ambientes fechados. Se você for usar o transporte público, por exemplo, lembre-se de acomode-se próximo a uma janela e a mantenha aberta, mesmo que seja frio.

#3 Tenha uma alimentação saudável

Beba muita água (a urina precisa estar bem clara!) e tenha uma alimentação rica em frutas e bem variada em qualidade. Isso auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e reduz o risco de contágio da doença.

#4 Use álcool gel

Tenha sempre álcool gel na bolsa e passe nas suas mãos sempre que entrar em contato com muitas pessoas. Ou até mesmo quando tocar objetos como corrimões, telefone e superfícies que possam estar contaminadas com vírus e bactérias.

#5 Lave o nariz com soro

Antes de dormir é recomendado lavar o nariz com soro fisiológico para limpar bem o local, retirando a poluição de possíveis invasores, ok?

Veja quais são os tratamentos para pneumonia

De uma maneira geral, o tratamento da pneumonia é feito por antibióticos prescritos pelo médico, após avaliar a causa da pneumonia e qual é o estado de saúde do seu paciente.

O médico receita o tratamento ideal de acordo com o agente infeccioso (vírus, bactéria, fungo, químico) e os sintomas começam a melhorar a partir do quarto dia.

Outra dúvida muito comum é: “a pneumonia exige repouso de quantos dias?”. Normalmente de 7 a 14 dias.

E, ao contrário do que muitos pensam, a pneumonia não é uma doença contagiosa, como é o caso da gripe ou da tuberculose. Mas isso não significa que ela não seja grave!

A pneumonia é uma doença grave!

A pneumonia precisa de tratamento urgente. Por isso, sempre que você cogitar a possibilidade de estar com a doença, procure imediatamente um médico para realizar os exames e providenciar o melhor tratamento.

Mantenha o seu calendário de vacinação sempre em dia e tenha uma vida saudável. Mantenha uma alimentação balanceada, beba muita água, evite fumar e pratique exercícios físicos.

Com este post você conferiu quais são as medidas de prevenção da pneumonia. A. Você gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para ler outras matérias sobre a pneumonia no nosso blog!

FONTES:
https://familia.sbim.org.br/
https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/233_pneumonia.html
https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89102004000300004&script=sci_arttext&tlng=e

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.