Calendário de Vacinação para Adultos

Tempo de leitura: 8 minutos

Confira tudo sobre as principais vacinas que compõem o calendário de vacinação para adultos lendo nossa matéria completa!

Para impedir que pessoas saudáveis adoecessem, em 1973 foi determinado pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunização (PNI). Isso para reduzir a taxa de mortalidade e para que as pessoas vivessem de uma maneira mais saudável. Mas, quando falamos em imunização, sabemos que muitas pessoas possuem certo desconhecimento sobre a real importância de manter o calendário de vacinação para adultos em dia.

Por isso, para que você esclareça todas as suas dúvidas, elaboramos este material. Assim, você irá conhecer quais são as principais vacinas, ao que elas protegem, quando e onde se imunizar. Gostou da ideia? Então, venha conosco e leia o post até o final!

Tríplice viral

A tríplice viral protege de três doenças em uma vacina: sarampo, caxumba e rubéola. Mas é contraindicada a pessoas imunodeprimidas. Além disso, gestantes precisam consultar o médico antes da imunização.

  • Quando aplicar: é considerada protegida a pessoa que tenha recebido duas doses da vacina acima de 1 ano de idade;
  • Disponibilização: rede privada e na Unidade Básica de Saúde (UBS) – disponível as 2 doses até os 29 anos e 1 dose entre 30 e 49 anos.

Hepatite A, B e A + B

Outra vacina que compõe o calendário de vacinação para adultos é o da hepatite. Essa é caracterizada por inflamação no fígado, que pode evoluir para a cirrose ou mesmo câncer de fígado no caso da hepatite B

Atenção: Pessoas que nunca foram imunizadas contra as hepatites A e B devem ser vacinadas com a “A e B”.

Hepatite A

  • Quando aplicar: duas doses no esquema 0–6 meses;
  • Disponibilização: para crianças até 4 anos e 11 meses; acima dessa idade só estará disponível na rede privada.

Hepatite B

  • Quando aplicar: três doses no esquema 0–1–6 meses;
  • Disponibilização: UBS e rede privada.

Hepatite A e B

  • Quando aplicar: três doses no esquema 0–1–6 meses;
  • Disponibilização: somente na rede privada.
calendário de vacinação para adultos
Os adultos estão muito enganados ao achar que apenas crianças e idosos devem se vacinar: aqui você verá detalhes sobre as doenças, qual vacina tomar e quando

HPV

Esta vacina protege, como o nome sugere, contra o vírus do papiloma humano (HPV). Esse vírus está relacionado ao câncer de colo de útero, pênis, ânus e orofaringe;

  • Quando aplicar: são aplicadas 3 doses 0 –1, 2–6 meses. Existem dois tipos:
    1. HPV2 (bivalente): para meninas acima de 9 anos;
    2. HPV4 (quadrivalente): indicada para ambos os sexos acima dos 9 anos;
  • Disponibilização: na rede pública para meninas e meninos até 14 anos e 11 meses; e na rede privada.

Tríplice bacteriana

A tríplice bacteriana( dTpa) protege contra três tipos de doenças :difteria, tétano e coqueluche. Por sua vez, a dTpa-VIP protege contra os três anteriores e mais a poliomielite. Já a dT, contra a difteria e tétano.

  • Quando aplicar: Existem 4 casos:
    1. Quando a pessoa está com as vacinas em dia: reforço da dTpa a cada dez anos;
    2. Cartão de vacinas incompleto: uma dose de dTpa a qualquer momento e completar a vacinação básica com a dT;
    3. Com histórico desconhecido: uma dose de dTpa e 2 doses de dT no esquema 0–2–4 a 8 meses;
    4. Pessoas que querem viajar para países em que a poliomielite epidêmica: dTpa Vip;
  • Disponibilização: UBS (dT para todos e dTpa para gestantes e puérperas) e rede privada (dTpa e dTpa-VIP).

Varicela (catapora)

A vacina contra varicela protege contra a doença que leva esse nome. Mas é mais conhecida como catapora. Assim, esta doença é uma infecção viral altamente contagiosa. Ela causa uma irritação cutânea com bolhas na pele. Apesar de mais comum em crianças, pode ser contraída por adultos – especialmente aqueles que nunca a contraíram.

  • Quando aplicar: para maiores de 1 ano –aos suscetíveis à doença, são aplicadas duas doses com intervalo de um a dois meses;
  • Disponibilização: na rede pública para maiores de 1 ano ( aos 15 meses ) e reforço até 5 anos e 11 meses.

Influenza

O calendário de vacinação para adultos também prevê a vacina contra a gripe influenza. Afinal, a gripe é um mal que atinge a muitos todos os anos – especialmente com a chegada do inverno.

  • Quando aplicar: uma dose anual;
  • Disponibilização: UBS (3V) para grupos de risco e rede privada (3V e 4V) – a 4V é a mais completa pois protege contra 2 vírus A e 2 vírus B .

Meningocócica conjugada ACWY

Apesar do nome comprido e aparentemente difícil, o importante é saber que esta vacina protege contra a meningite, mais especificamente contra os soro grupos A, C, W e Y.

  • Quando aplicar: uma dose, mas a indicação da vacina e a necessidade de reforço depende da situação epidemiológica;
  • Disponibilização: somente rede privada.

Meningocócica B

Assim como a vacina acima, a Meningocócica B protege contra a meningite causada pelo meningococo B .

  • Quando aplicar: duas doses com intervalo de um a dois meses, mas a indicação depende da situação epidêmica; é liberada pela Anvisa até 49 anos;
  • Disponibilização: somente rede privada.

Febre amarela

O nome da vacina faz jus à sua proteção: contra a febre amarela

  • Quando aplicar: para pessoas que nunca foram vacinadas é aplicada uma dose – especialmente para viajantes ou residentes de áreas de risco de infecção;
  • Contraindicações: mulheres amamentando bebês menores de 6 meses; indivíduos imunodeprimidos indivíduos que fazem uso de imunossupressores; e gestantes (deve ser consultado o médico);
  • Disponibilização: UBS e rede privada.

Pneumocócica 13 valente

Apesar do nome, a vacina pneumocócica não previne somente a contaminação de pneumonia. Também protege contra a meningite, sendo bastante importante sua prevenção.

  • Quando aplicar: após 50 anos (VPC13) – ou pacientes abaixo dessa idade com comorbidades (asma, cardiopatia, enfisema pulmonar, etc.) de acordo com avaliação médica;
  • Disponibilização: somente na rede privada.

Atenção: a vacina pneumococócica 23 valente deve ser dada como reforço, nos maiores de 50 anos, entre 6 meses a 1 ano após a aplicação da anti pneumococo 13 valente. Ainda, um novo reforço da 23 valente deve ser feito 4 anos após a primeira dose da mesma vacina.

Herpes zoster

Com nome associado à herpes por conta das evidências da doença, a vacina Herpes zoster protege contra o vírus varicela-zóster. Esse causa erupções e bolhas na pele.

Aliás, essa doença, apesar de não ser grave pode levar ao comprometimento da qualidade de vida. Isso porque há do paciente desenvolvê-la após a remissão da doença. Este quadro se denomina neuralgia pós-herpética. Ou seja, o indivíduo apresenta dor de forte intensidade no local que foi acometido, podendo comprometer a qualidade de vida.

A vacina não é recomendada a pacientes com histórico de herpes zoster oftálmico e em uso de medicamentos imuossupressores. Portanto, nesses casos é necessário fazer uma avaliação com o médico antes de tomar a vacina.

  • Quando aplicar: uma dose a partir dos 50 anos;
  • Disponibilização: somente na rede privada.

Dengue

Febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares. Estes são os principais sintomas da dengue – e, para preveni-la, é importante contar com a vacina.

Atenção: pessoas infectadas com o vírus pela segunda vez têm um risco significativamente maior de desenvolver doença grave. Ou seja, hemorragias internas e choque hemorrágico.

  • Quando aplicar: são 3 doses (0–6–12 meses) com intervalo de seis meses para adultos de até 45 anos;
  • Contraindicações: imunodeprimidos, gestantes e mulheres amamentando;
  • Disponibilização: somente rede privada para indivíduos de 9 a 45 anos. Não deve ser dada em quem nunca apresentou dengue anteriormente.

Mantenha o seu cartão de vacinação em dia!

Neste post apresentamos as principais informações sobre as vacinas que compõem o calendário de vacinação para adultos. Por isso, é muito importante estar com todas as doses de imunização em dia. Somente assim você desfrutará de uma vida saudável e sem correr o risco de adoecer.

Você gostou do nosso conteúdo sobre o calendário de vacinação para adultos? Então aproveite para compartilhar com os seus amigos. Assim, eles também ficam bem informados!

Fontes:

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-adulto.pdf

http://www.redalyc.org/html/408/40818106/

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-0-100.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.